domingo, 31 de maio de 2015

Arte na Educação Infantil







Até recentemente a educação infantil não estava inserida no ciclo básico, mas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação  9.394/96 permitiu que este estágio pedagógico encontrasse sua própria posição no esforço de formação das crianças; da mesma forma a arte abriu caminho neste espaço pioneiro, uma vez que ela exerce uma tarefa essencial nesta esfera educacional, englobando os fatores do conhecimento, da sensibilidade e da cultura.
A criança tem uma mentalidade semelhante à do artista, pois ambos ingressam facilmente no universo do faz de conta, aplicando o dom de fantasiar a tudo e fingindo que algo é, na verdade, alguma coisa bem diferente. Assim, um mero traço pode se converter no telhado de uma casa.
Tanto os infantes quanto os artífices vêem as coisas a sua volta de uma forma especial, pois sua percepção mais apurada e sensível lhes permite significar o mundo por meio de configurações únicas. Eles usam suas faculdades, mais penetrantes do que as dos meros mortais, para idear, criar e simbolizar.


Este surto criativo permanece na criança até cerca de 6 ou 7 anos de idade, por conta de inúmeros fatores psíquicos, e a partir deste momento a maior parte dos indivíduos deixa de lado esta tendência potencial e segue outros caminhos. Infelizmente os movimentos pedagógicos dominantes, ao invés de estimular os futuros adultos a desenvolverem seus dons artísticos, optam por refrear os impulsos criativos e a livre capacidade de expressão dos aprendizes.
Assim, a educação, que deveria privilegiar a liberdade de manifestação dos alunos, acaba por reprimir o lado perceptivo das crianças, antes que possa ser plenamente aprimorado. Os professores levam para as salas de aula seus pontos de vista sobre a arte, o qual espelha o discurso predominante na esfera social. Assim, eles reforçam determinadas ideias, como, por exemplo, a de que a produção artística é algo que emana do nada, da mente de um gênio criador.
Pesquisas recentes indicam que o ensino de arte na educação infantil ainda parte do antigo conceito de ‘belas-artes’, o qual confere às obras um significado geral e inalterável; da mesma forma os métodos pedagógicos, neste campo, fundamentam-se em enfoques empíricos e / ou inatos, ou seja, referentes àquilo que já nasce com o Homem.
Desta forma, a ideia que estes professores têm sobre o ensino da arte reflete-se nos seus planejamentos, na aplicação dos métodos à prática pedagógica, na seleção dos instrumentos com os quais os alunos irão trabalhar, e na própria interação do aluno com esta disciplina. Não é de se admirar, portanto, que eles ofereçam aos estudantes atividades que envolvem a pintura de imagens mimeografadas, cópias de linhas distintas, colagens sobre formatos anteriormente elaborados pelos mestres, bem como o aprendizado de variadas técnicas artísticas.
A maior parte dos educadores não leva em conta que tais metodologias estão completamente defasadas dos modernos mecanismos de interação com o campo visual, não se ajustam à relação que, desde cedo, as crianças mantêm com o universo imagético. Além disso, o suprimento de modelos que devem ser reproduzidos implica na imposição da visão de arte do professor e, por extensão, da sociedade, o que definitivamente tolhe o impulso criativo do público infantil, diferenciado em cada um.
O critério de excelência, nestes casos, é o quanto o aluno consegue aproximar sua produção artística do molde que lhe foi concedido. Não importa, portanto, a liberdade de interpretação de cada criança ou o toque de qualidade de sua obra, independente da fidelidade ao modelo imposto pela prática pedagógica. Assim o ensino de arte visa, na práxis, preparar o aluno para que ele possa escrever com a devida coordenação motora, ou conquistar o dom de delinear letras e números.


Publicado por: Karine Estefani dos Santos
Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia
Pela Faculdade Anhanguera de Anápolis

Referencia
http://www.infoescola.com/artes/arte-na-educacao-infantil/

Filmes que ensinam

Quem não gosta de assistir um bom filme. E quando o filme além de divertir ainda ensina. Não estou falando de filmes chatos não, estou falando de filmes que irá encantar seus alunos e ainda contribuir com o ensino e aprendizagem. Não é demais, então comece agora mesmo a usar mais esta ferramenta para dar mais vida a suas aulas.

Confira abaixo a lista dos filmes mais usados na educação:




51 Filmes Pedagógicos e Outros Diversos/online


01. A Missão-
02. O Nome da Rosa- 
03.Em Nome de Deus "Pedro Abelardo e Heloísa"
04.O Morro dos Ventos Uivantes
05. O Conde de Monte Cristo
06. O Mercador de Veneza
07. Sócrates
08. Central do Brasil
09. A Estrada
10. As 7 Regras do Amor
11. Desafiando Gigantes
12. A Prova de Fogo(Fireproof)
13. Ao Mestre com Carinho
14.O Som do Coração
15.Um Homem de Família
16. Forrest Gump-O Contador de Histórias
17. A Cor do Paraíso
18. Um Refúgio no Passado
19. Cidade do Silêncio(História Real)
20. Império do Sol
21. O Mestre da Vida (História Real)
22. O Lobo da Estepe
23. Vivos (História Real)
24. Stigmata
25. No Limite do Silêncio
26. Peggy Sue-Seu Passado a Espera
27. O Diário de Anne Frank
28. Premonições
29. Um Doce Olhar
30. As Coisas Impossíveis do Amor


13 FILMES para Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1° ao 5° ano

01. Irmão Urso
02. Irmão Urso 2
03. A Bruxinha e o Dragão
04. Alice no País das Maravilhas
05. João e Maria
06. A Fantástica Fábrica de Chocolate
07. James e o Pêssego Gigante
08. Branca de Neve e os Sete Anões
09. A Incrível Jornada 2: Perdidos em São Francisco
10. Mogli - O Menino Lobo 2
11. A Incrível Jornada
12. Labirinto - A Magia do Tempo
13. Dennis, o Pimentinha


08 FILMES Religiosos

01. Madre Teresa de Calcutá
02. Santa Rita de Cássia
03. O Milagre de Fátima
04. Joana D'Arc 1948
05. Aparecida - O Milagre
06. Os Dez Mandamentos
07. Santa Teresinha
08. Bakhita A Santa


Por: Adriana Andrade Borges
Graduada do Curso de Licenciatura em Pedagogia
Pela Faculdade Anhanguera de Anápolis

Referências:

http://josivaniafreitas.blogspot.com.br/p/filmes-pedagogicos-e-outros.html




Criança e a aprendizagem





As crianças são seres em formação que aprendem brincando, entretanto para isto é necessário que a elas sejam dada as condições adequadas tanto para brincar quanto para aprender. Para que a aprendizagem seja uma aprendizagem que garanta o seu desenvolvimento social, cultural e cognitivo, mas sem perder a sua essencialidade, ou seja, o seu jeito natural de aprender.

Professores e educadores no link abaixo vocês poderão encontrar varias ferramentas para ajudá-los a auxiliar a criança em seu desenvolvimento. Além da reportagem com Beatriz Ferraz consultora em Educação Infantil e coordenadora da Escola de Educadores, em São Paulo.


Por:  Weverson das Graças Santos 
Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia
Pela Faculdade Anhanguera de Anápolis