sexta-feira, 29 de maio de 2015

   Para que eu, você professor... Possamos lidar, com maior segurança, com a orientação e a formação de outros leitores, é necessário que: preocupemos com nossa própria formação de leitor, já que isso nos levará ao melhor conhecimento do que é a história dos livros, apurará nosso gosto pessoal e dará maior segurança ao nosso trabalho.

Pessoal, esta frase tirei de uma questão das atividades do AVA gostei muito!!
Beijos... Adriana Andrade
 TEMAS PARA MÉTODOS DE PROJETO


São vários os temas que podem ser trabalhados através do método de projetos.




espacoalfaletrar.blogspot.com

Por: Ana Moura Tavares Moreira.
Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia
Pela Faculdade Anhanguera de Anápolis, GO.
Nos dias atuais é preciso muito mais do que apenas transmitir conteúdo. É necessário despertar o interesse do aluno quanto à aprendizagem, por isto o trabalho com projetos pode ser um bom caminho para despertar o interesse dos alunos na busca pelo conhecimento. 
O trabalho com projetos ajuda professor e alunos a atingir metas de ensino e aprendizagem. Alem de colaborar para o pleno desenvolvimento do aluno, pois estimula o aluno a buscar o conhecimento.
De acordo com o professor Nerici o método de projetos leva o aluno a projetar algo de concreto e executá-lo seja individualmente ou em grupo. Ainda segundo ele ajuda a desenvolver o raciocínio, pois desperta o exercício do pensamento com valor funcional.
Um dos grandes benefícios do trabalho com projetos é que a aprendizagem é realizada em situação real e integrando pensamento, sentimento e ações dos estudantes.
Através do trabalho com projetos o aluno se torna proativo, pois é ele quem vai atrás da informação através da pesquisa para resolução de problemas, o que contribui com a construção de sua experiência.
Apesar do método de projetos não ter rigidez nos procedimentos é importante seguir algumas etapas como: deixar que os alunos escolham o projeto, ou seja, o tema a ser trabalhado, sempre é bom planejar as etapas a ser realizadas durante o projeto, coletar as informações e obter os materiais necessários previstos para sua execução,executar, apresentar em classe, apreciar e avaliar o trabalho desenvolvido.
 

Por: Ana Moura Tavares Moreira.

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia
Pela Faculdade Anhanguera de Anápolis, GO.


Referencias
Haydt, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral / Regina Célia Cazaux Haydt. - 8.ed. - S'ao Paulo : Ática, p. 212-215, 2006.


http://sitededicas.ne10.uol.com.br/art_pedagogia_projetos.htm